Assistimos a uma palestra do BIQ em uma chuvosa noite de outubro de 2009 na Aliança Francesa perto do Metrô República. Naquela época foi divulgado que o processo poderia ser feito em 9 meses, sendo 2 para o BIQ e 7 para o consulado.
Na época não estávamos preparados para entrar com o pedido. Cursamos francês no primeiro semestre de 2010 e enviamos o pedido ao BIQ em setembro. Nossa entrevista ocorreu em novembro (realmente, 2 meses!) e entramos com o pedido federal em janeiro de 2011.
O processo no consulado, que deveria ser apenas uma trivialidade, passou de 7 para 14 meses! Eu sei que não adianta chorar sobre o leite derramado, alegar que "me contaram mentiras" ou "me induziram a achar que seria menos", porque o consulado tem uma capacidade definida de processamento de vistos e a fila só cresce. O ponto é que o processo acaba ficando com vários problemas:
Primeiro, e maior de todos: O consulado não dá feedback. Pelo menos quando eu enviei meus documentos, estava escrito no site que eu receberia uma carta de confirmação em até dois meses. Eles simplesmente não mandam. Nem e-mail. Você sequer sabe se seu envelope chegou lá. Seu processo não é cadastrado no E-CAS. Se você mandar um e-mail perguntando, TALVEZ eles respondam.
Segundo: Os documentos caducam. Lembra que certos documentos tinham que ter sido emitidos a menos de três meses? De que adianta, se vão levar um ano para verificá-los?
Terceiro: Ninguém sabe realmente quanto tempo o processo vai levar. A partir de agora vai levar 6 meses? Nem f***dendo. Se o processo mudou agora, quando eles estão levando 14 meses para efetuar o processamento, a lógica me diz que vão levar 14 meses para começar a processar os pedidos enviados pelo novo processo. TALVEZ então o prazo comece a diminuir.
Mas como chegamos a este ponto? Aqui seguem algumas de minhas especulações:
A Sra. Soraia recebeu a missão de aumentar os pedidos de imigração de brasileiros para o Québec, trabalho que ela efetuou magnificamente. O problema é que ninguém combinou isso com o consulado. Além disso, suspeito que exista uma cota anual de vistos para cada país (pelo menos é o que eu faria) e o número total de brasileiros pedindo vistos aumentou além desta cota, causando a fila. Portanto, acredito que o Canadá não tenha interesse em emitir vistos em um ritmo maior.
Outro ponto é que o sistema poderia ser mais informatizado. Preencher PDF, imprimir e enviar pelo correio é o top da tecnologia. Da década de 90. Isso significa que o consulado tem "digitadores" (alguém conhece algum digitador hoje em dia?). Você lembra quanto tempo gastou digitando aqueles malditos formulários? Pois bem, alguém vai gastar de novo. Recentemente preenchi o formulário para o pedido de visto de turista para os EUA. É tudo digitado no site e você tem que enviar um arquivo com sua foto digitalizada. No final, você imprime e assina apenas para afirmar que as informações fornecidas são verdadeiras.
O CIC está tapando o sol com a peneira: O processo foi projetado para ser mais rápido, porém não está funcionando. Se você olhar no site deles, vai ver que o nosso processo ainda está entre os mais rápidos do mundo, ou seja, o problema é geral e não só no Brasil. Recentemente o governo canadense divulgou que há um milhão de pessoas na fila do visto permanente.
Mas dá para melhorar?
Eu acredito que mesmo que o tempo não diminua, dá para melhorar o feedback. É só fazer o mínimo: Enviar uma mensagem de confirmação, colocar o processo no E-CAS assim que chegar e divulgar o mês de recebimento dos processos que estão trabalhando. Se fizessem isso, acredito que estariam economizando tempo, pois TODO MUNDO já mandou um e-mail ou tentou telefonar para o consulado.
Outra melhoria mais sofisticada seria criar "a fila da fila": A pessoa se cadastra pela Internet fornecendo os dados básicos e paga a taxa. O sistema fornece uma data prevista de início de processamento, que vai sendo atualizada conforme passa o tempo. Três meses antes desta data, a pessoa é avisada que deve mandar os documentos. Desta forma a pessoa sabe que seu processo foi recebido e pode consultar quando quiser a data prevista de início do processamento.
Estou curioso sobre uma coisa: Alguém consegue lembrar de alguma outra coisa na vida em que você pede algo pelo correio, não recebe confirmação do pedido e a resposta leva um ano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário