sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2009 e 2010

Desde que assistimos a palestra da Soraia decidimos pela imigração, em outubro de 2009, me sinto em um processo em que lentamente vou passando daqui para lá. No começo era apenas uma idéia maluca, fruto de outras experiências.

No final de 2009 vimos as possibilidades de curso de francês para o ano seguinte e o plano original incluía a minha viagem a Montreal para fazer um curso de imersão de três semanas no início de 2010. Houve uma reviravolta naquela época e a minha viagem acabou não ocorrendo. Naquela época os planos ainda eram vagos, apenas uma possibilidade que poderia facilmente ser descartada.

No primeiro semestre de 2010 fomos estudar francês. Nesta etapa o comprometimento ficou maior pois havia muito dinheiro e esforço envolvidos. Tínhamos nos colocado a obrigação de solicitar o CSQ.

Em setembro postei o pedido dos CSQ. Havia o esforço de juntar um milhão de documentos e o pagamento das taxas. Foi um momento de alívio, por ter alcançado os requisitos para a solicitação, e também de apreensão, pois as entrenagens começaram oficialmente a rodar.

Em novembro fizemos a entrevista para obtenção do CSQ. Este dia virou o "ponto de não retorno". Desde então estamos na luta para obtenção dos documentos para a etapa federal. A sensação agora é que cada dia que passa é um dia de atraso. Antes de postar o pedido do CSQ cada dia que passava era um dia de preparação.

Eu sei de pessoas que já tinham os documentos para o processo federal prontos no dia da entrevista do CSQ e que foram em seguida ao consulado entregar o pedido federal. Para mim, naquela época providenciar os documentos para o processo federal era tirar o foco e o esforço que eu estava pondo no pedido do CSQ, e eu não me arrependo da decisão. Eu tinha que estudar francês, traduzir meu currículo, procurar vagas de emprego para levar na entrevista, etc.

Devemos conseguir os documentos no início de janeiro. Estes dois meses gastos nesta fase me doem muito, mas não adianta chorar sobre o leite derramado.

Espero que em 31/12/2011 eu escreva a retrospectiva de como tudo deu certo. Eu não acho que eu já tenha recebido o visto até lá, mas espero pelo menos ter feito os exames médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário