sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Emprego lá

As pessoas que estão imigrando como profissional qualificado tem este tópico como uma das principais preocupações. Até agora tenho visto os seguintes perfis:

O focado: Vai procurar emprego em sua área profissional. A maioria aceita trabalhar em um cargo inferior na mesma área. Como não sabe francês tão bem e não tem "experiência canadense", leva cerca de um ano para arranjar emprego, quando consegue.

O focado, versão avançada: Luta ativamente para suprir suas deficiências: Faz trabalho voluntário para ter experiência canadense, estuda francês a fundo, estuda os termos da sua profissão em francês, participa de atividades sociais para fazer "networking", etc. Normalmente obtém sucesso, e mais rápido que o "focado" tradicional.

O estudante: Sabe que a sua qualificação não adianta muito no Canadá e decide que vai estudar quando chegar lá. Pode estudar para atingir os conhecimentos da sua profissão regulamentada, fazer uma pós-graduação na sua área ou até mesmo mudar de profissão. Normalmente pertence a um dos seguintes sub-grupos: Os que já sabem o que e onde vão estudar e os que vão decidir quando chegarem lá.

O perdido: Seu perfil é parecido com o do estudante, mas não pode ou não quer estudar assim que chegar. Fazer um curso sério em língua nova é um grande desafio. Em muitos casos pode não ser o caminho mais prudente, ou requerer mais dinheiro do que a pessoa  tem. Seu plano é procurar um emprego que "tenha a ver" com a sua profissão, o que quer que isso signifique. Sua disponibilidade para opções é bem mais ampla que a do perfil "focado", já que aceitaria um emprego que não necessariamente o coloque em um caminho para alcançar a posição que possui no Brasil.

O valente: Não tem muita esperança de trabalhar na sua área. Vai procurar emprego não qualificado usando os mesmos critérios de um trabalhador não qualificado: Salário, esforço físico, carga horária, distância, etc. Seu foco é sustentar a casa.

O esperançoso: É uma mistura do focado com o valente: Pretende arranjar emprego em sua área profissional mas não deseja ficar muito tempo desempregado, aceitando empregos não qualificados "para começar". Quando estiver empregado, corre o risco de se acomodar e perder o foco.

O desencanado: Pretende passar alguns meses aprendendo francês e a cultura canadense, talvez faça algumas viagens. Pretende depois de um tempo passar para outro perfil. Está mais disposto do que os outros perfis para voltar ao Brasil se as coisas derem errado.

Claro que existem outros perfis diferentes, ou até perfis que são uma mistura dos citados acima. Por exemplo, o "focado avançado" pode começar estudando e o "desencanado" pode virar qualquer coisa.

O meu perfil é o "esperançoso". Portanto fico procurando atividades não qualificadas nas quais eu poderia trabalhar rapidamente no Canadá. Até agora, a minha lista inclui:

  • Manobrista: O problema é que eu manobro mal pra caramba;
  • Pracista - Recolhe bandejas na praça de alimentação dos shoppings: Não sei se existe isso lá;

Nenhum comentário:

Postar um comentário