quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Procurando emprego


Decidi procurar um emprego mais técnico, de forma a me atualizar na prática sobre as novas tecnologias na minha área de atuação. Eu sei que no Canadá não irei arranjar um emprego "de chefe", portanto é melhor botar a mão na massa de novo. Além disso, é o tipo de trabalho que eu realmente gosto de fazer.

Outro ponto é que desde 1996 eu não "garimpo" um emprego. Fiquei naquela empresa até 1999 e desde então todos os meus empregos foram por indicação.

O primeiro passo foi atualizar meu currículo. A última versão que eu tinha feito ainda tinha um enfoque "de chefe", portanto precisei refazê-lo com um enfoque mais peão "trabalhador". Após umas três versões diferentes eu ainda não estava satisfeito e, como citei na postagem anterior, li um livro sobre a confecção de currículos.

Fazer um currículo é um exercício de auto análise: O que realizei? Por que isso é importante para quem vai ler o currículo? O que vale a pena citar e em qual profundidade? NO QUE EU SOU REALMENTE BOM? O que eu tenho que é mais valioso que o dos meus concorrentes?

Consegui redigir as partes mais críticas e atualizei meu currículo em um grande site de empregos. Amanhã fará uma semana que comecei a responder anúncios do site. Até agora respondi a 18 anúncios, mas só hoje tive meu primeiro retorno. Ainda bem, porque eu estava ficando estressado de não ter respostas.

Outra dúvida crucial é: Quanto eu vou pedir de salário? Se eu pedir muito, posso acabar "acima do mercado" e não conseguir um emprego. Se for pouco, posso estar me vendendo barato. O problema é que normalmente o salário é perguntado antes da entrevista. Para responder cada anúncio de emprego neste site é necessário preencher um questionário. A maior parte deles tem a questão: "Qual sua pretensão salarial? Não responder 'A combinar'". Decidi, na grande maioria das vezes, não responder um valor, mas colocar algo mais genérico que signifique "a combinar".

Para mim, o salário é um fator que depende de muitas coisas: Qual o cargo, as responsabilidades, o tipo de trabalho, a carga de trabalho, a necessidade de disponibilidade, a localização da empresa, se vou trabalhar em um lugar fixo ou visitar clientes, se preciso usar meu carro, etc. Além disso, também existe o salário indireto: Vale refeição, vale alimentação, participação de resultados, etc.

Ainda estou dando uma polida no histórico, mas pretendo ter o texto definitivo em breve. Não aguento mais escrever currículo!!!

Amanhã terei minha primeira entrevista em uma empresa de seleção. Se der certo, depois farei outra na empresa que realmente possui a vaga. Agora é só torcer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário