quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bicicletas no Canadá e medo em São Paulo

Nos últimos anos, trabalhei em uma forma de contratação "cinzenta" denominada "PJ", ou seja, eu tenho uma "empresa de eu mesmo" que "prestava serviços" para meu ex-contratante. Como não vou mais trabalhar neste formato, iniciei o processo de fechamento da empresa.

Hoje tive que ir ao cartório para reconhecer firma e à empresa de contabilidade para entregar este documento. Como o dia estava bonito, estou desempregado e adoro pedalar, fui de bike. A idéia era amarrar a bike em frente ao cartório mas, na hora H, não tive coragem.

Eu sei que foi pura paranóia, já que tinha vários motoboys no estacionamento, mas não consegui. Acha que uma vida inteira em São Paulo me deixou traumas demais:

  • Quando eu era criança, meu maior medo era ter minha bicicleta roubada. Um dos meus irmãos teve a bicicleta roubada na porta do supermercado. Um dia, entrou um sujeito no quintal de casa de madrugada e roubou a bicicleta de meu outro irmão. Meu sobrinho teve a minha bicicleta roubada com coronhada na cabeça.
  • O carro do meu pai foi roubado de mim em um dia que fui comprar um jornal para procurar emprego ;(
  • Já fui assaltado 5 vezes
  • Meu carro foi arrombado (porta amassada) para levarem o aparelho de som.

Em São Paulo existem estacionamentos de bikes onde ficam "menores aprendizes" olhando as bikes, portanto acabei parando lá.

Na minha recente viagem ao Canadá vi grande uso de bicicletas. Agora que fui procurar umas fotos, notei que EM MUITAS fotos tem alguém passando de bike.

Montreal:
As pessoas normais usam, não só os loucos.

Paraciclo - Centro

Paraciclo - Rosemont

Paraciclo - Metrô Vendôme


Paraciclo - Porto

Bike amarrada na árvore

Vi pela cidade inteira bicicletas amarradas em qualquer coisa.

Ottawa: 
Paraciclo mais "formal"

Este modelo de paraciclo é bastante comum no centro de Ottawa.

Mas lá também amarram em qualquer coisa. Não visitei fora do centro.

Ville de Québec:

Paraciclo - Marché du Vieux-Port

Lá também tem bikes amarradas.

Um dos motivos porque quero me mudar para o Canadá é poder ter menos medo da violência. Sei que lá roubos de bicicletas também acontecem, mas acredito que seja bem menos frequente.

Um comentário:

  1. Oi Jhonny,
    sobre o E-cas...vc já tentou ligar e falar com a Maura? o numero que eu coloco no meu começa com B mesmo...e o nome é igual o do passaporte! ;-)
    E sobre seu post sobre bikes...concordo com vc! Eu quero praticar corrida mas quero praticar lá onde a possibilidade de eu ser assaltada ou ate mesmo estuprada enquanto estou em um parque correndo, acredito ser bem menor! Abraços

    ResponderExcluir