segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ano novo, emprego novo!


No ano passado chutei o balde e saí do emprego sem ter arrumado outro. Viajei de férias, arrumei meu CV e fui à caça de uma nova posição.

Como no Canadá vou procurar emprego em uma posição mais baixa do que a que eu estava, decidi ter uma experiência recente nesta posição. O intuito é minimizar o impacto da pergunta: "Como você era gerente, vai se adaptar a ser peão? Você está há dois anos longe desta função.". Nesta minha busca recente, eu ouvi esta pergunta frequentemente. No Canadá, a minha resposta será "Já me adaptei!".

Nesta busca recente, diagnostico que tive dois problemas:

1 - Não uso do networking: Mesmo com minha rede de contatos sendo pequena, eu decidi não usá-la. Estas pessoas me indicariam para cargos de maior responsabilidade, que são mais difíceis de serem repostos. Eu não queria "deixá-las na mão" depois de alguns meses. Possivelmente elas "queimariam favores" para me ajudar. Em suma, eu me sentiria sacaneando-as.

2 - Salário: Eu iniciei minha busca pedindo um salário de peão bem pago. Estes empregos existem, mas eu os atingiria através do networking, que eu não quis usar. Eventualmente eu diminui minha pretensão para o valor médio de mercado e consegui minha recolocação.

Eu vejo um lado bom nesta história: Tive a oportunidade de lidar ainda no Brasil com estes problemas, como criação CV, salário, procura de vagas, ansiedade, tempo livre, pressão da família, etc. Aqui eu tenho um enorme leque de vantagens: Cursei universidade de ponta, tenho muita experiência no país, falo a língua fluentemente, tenho o fenótipo da classe dominante, etc. Portanto, minha confiança sempre permaneceu alta.

No Canadá, a coisa vai ser bem pior: Eu vou procurar o emprego mais baixo na minha carreira e ainda assim terei dificuldades: Problemas com a fluência na língua, padrões de comportamento diferentes durante as entrevistas e processos de seleção, falta de networking, problemas pessoais que vão surgir, etc. Além disso, nenhuma das vantagens do parágrafo anterior se aplicará lá.

Um comentário:

  1. Olá, Jhonny.
    É uma estratégia interessante para um início de preparação pré-imigração. Espere que consiga atingir seus objetivos. Boa sorte.
    Abs.

    ResponderExcluir