domingo, 29 de julho de 2012

Primeira ligação para o consulado

Eu tenho por princípio não ligar para o consulado apenas porque estou ansioso, senão eu ligaria todos os dias. Enviei um e-mail seis meses após o envio do processo porque o site do consulado afirmava que eu receberia um e-mail confirmando que receberam o pedido e este e-mail nunca chegou. Vai saber se o envelope não caiu pela janela do consulado :) ...

Todos nós sabemos que existe uma fila e não adianta nada achar que há algo errado com nosso processo se ainda não chegou a nossa vez. No meu caso, recentemente o consulado solicitou o reenvio de uns formulários. Eu vi em outro blog que alguém tinha enviado esta nova documentação ao consulado e o status do pedido tinha mudado para "In process" no E-CAS. Como o meu ainda estava em "Application received", decidi ligar.

Telefonei no meio da tarde e consegui ser atendido já na segunda tentativa. Quem atendeu foi a Sra. Bruna. Expliquei meu caso, ela consultou o sistema e disse que a documentação pedida recentemente já havia sido recebida e que meu pedido ainda estava em espera para a análise. Segue a dica: Se for ligar ao consulado, tenha o número do pedido à mão.

O tom dela foi sempre rápido e seco, estritamente profissional. Imagino que isso seja um requisito para este trabalho, já que ela deve atender dezenas de ligações por semana e ainda cuidar dos pedidos. Não dá para ficar dando trela para os imigrantes estressados. O tempo total da ligação foi menos de três minutos, incluindo chamar, ouvir a URA, digitar o ramal e esperar que ela atendesse.

A conclusão foi que consegui atingir meu objetivo: Meu pedido está correto e agora é só aguardar a análise.

2 comentários:

  1. "Do cerrado pro gelado" já fez os exames médicos. Estamos aguardando os vistos agora. Depois que está "in process" é bem rápido.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Não vejo a hora do meu combo chegar!

    ResponderExcluir