domingo, 28 de outubro de 2012

Cobrador?

Na semana passada fui ao Poupatempo da Lapa para renovar minha "carta de motorista" (CNH). Como ando cada vez mais avesso a ser explorado por flanelinhas e estacionamentos, resolvi ir de ônibus. Além disso, como não vou trabalhar de carro por diversos motivos, eu teria que voltar para casa se fosse de carro.

O processo foi rápido (meia hora) e fui para o ponto final do ônibus. Depois de amargar uns 10 ou 15 minutos de fila ao sol, começamos a entrar no ônibus. Não achei o tempo excessivo pois tinha perdido o ônibus anterior um pouco antes de chegar ao ponto. Eram cerca de 9:00 de quinta-feira.

O fato que achei curioso foi que o cobrador não estava no ônibus. Para quem não sabe, aqui em São Paulo é possível ter um cartão (Bilhete único) com créditos em reais que é passado em um leitor junto à catraca liberando a mesma. As pessoas passaram seus cartões e foram se acomodando. Comentei o fato com a senhora sentada ao meu lado, passageira costumaz, e ela me disse que 90% das pessoas usam o cartão. O cobrador só entrou no ônibus quando este ia sair e não havia ninguém esperando para pagar em dinheiro. Normalmente eu volto para casa de ônibus e, pensando no assunto, vejo que é raro alguém pagar em dinheiro.

Será que não alcançamos a maturidade para não termos mais cobradores de ônibus? Nos ônibus que andei em Toronto, Montreal, Ville de Québec e Paris não existe mais este cargo. Usa-se alguma forma de pagamento eletrônico ou "tarifa exata" e, pelo o que lembro, não existem catracas.

Hoje já existem linhas especiais e intermunicipais (como as da Viação Urubupungá para Alphaville) que não tem cobrador. Então é possível e já existe.

Pode-se questionar os impactos negativos da retirada dos cobradores: O embarque pode ficar mais lento, é um trabalho a mais para o motorista, milhares de cobradores ficariam desempregados, etc.

Por outro lado, é justo a sociedade pagar por pessoas que trabalham mas quase não produzem?


2 comentários:

  1. Muitas empresas tentam tirar cobradores, pelo menos dos onibus pequenos e o Ministerio Publico nao deixa... Ha varias acoes judiciais sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. pois é ... aqui nao tem e temos que pagar em dinheiro justinho, o morotista esta se phodendo se vc nao tem dinheiro trocado rs

    ResponderExcluir