domingo, 8 de maio de 2011

Dia das mães

Este é um dia das mães diferente para mim: É o primeiro desde o seu falecimento.

A minha mãe morreu algumas vezes. A primeira vez foi há alguns anos quando ela foi atropelada e ficou na UTI, pois havia pouca esperança de sobrevivência. Ela sobreviveu, ficou algumas semanas em coma mas retornou. Ou, dizendo melhor, alguém retornou. As sequelas tinham sido tão grandes que ela não tinha muita lembrança das coisas. Portanto, ela tinha morrido pela segunda vez, pois o corpo estava ali mas a mente deixava bastante a desejar. Depois disso, ela começou a se recuperar, tanto física quando cognitivamente: Chegou a andar amparada e falar algumas palavras. Esta fase de melhoria contínua durou alguns meses mas depois parou e começou a regredir. Então eu percebi que ela nunca mais iria se recuperar, e ela morreu pela terceira vez. Eu sempre achei que esta seria a mais dolorida.

Ela faleceu umas três horas depois que eu pus meu pedido de CSQ no correio. Eu achei que estaria preparado, mas a quarta vez foi a que mais doeu. Eu estava racionalmente preparado e consegui suportar bem o funeral. Minha mulher achou que eu fui insensível. A dor realmente bateu forte nas semanas e meses seguintes. Mas homem sofre em silêncio, não fala sobre o assunto. O pior foi quando eu sonhava com ela: No sonho ela estava bem, como antes do acidente, mas eu sabia que era sonho. Isso só piorava a saudade.

Alguns anos antes do acidente meu cunhado me disse para eu curtir meus pais, porque eles não durariam para sempre. Felizmente eu segui este conselho por vários anos e hoje não tenho nenhum arrepedimento.

Um comentário:

  1. Olá Johnny,li seu pedido para publicar as fotos da estrada para 7 Iles,sem problemas,desde que vc coloque os créditos ao nosso blog já que foram tiradas por mim. :)
    Agora,sobre seu post a respeito de sua mãe;sinto imensamente por sua dor e por ter sido da forma como foi.Já sofrí perdas grandes,meu pai e minha madrinha que era como mãe pra mim. Sabemos o que é a saudade e nem sempre temos a oportunidade de curtir a presença deles. Que bom vc ter podido fazer isso.
    Obrigada por pedir a autorização. Bom fim de semana e muito sucesso em seus projetos! :)

    ResponderExcluir