quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Processo Federal e os cinco estágios do luto

Em 1969, Elisabeth Kübler-Ross propôs o modelo de cinco estágios do luto: Negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Posteriormente, este modelo foi detectado em vários tipos de grandes perdas pessoais (demissão, divórcio, encarceramento, etc).

O blog Plano de Vôo citou este modelo em relação à reação dos parentes e amigos que deixaremos quando imigrarmos.

Lendo sobre o assunto, passei a me questionar se nós, que deveríamos estar terminando o processo federal, não estamos passando por estes estágios. No nosso caso, estamos em luto por nossas vidas paradas, nosso tempo perdido, nossa proibição de planejamento, etc. Veja:

Negação: Eu não acredito que o prazo aumentou para 16 meses. Isso deve ser para os processos dos outros, não o meu;

Raiva: Nos últimos seis meses o prazo aumentou três vezes! Provavelmente ele não será cumprido e não tenho a mínima ideia de quando meu visto sairá!

Negociação: Vou mandar um e-mail para o consulado! Alguém tem que me passar uma data realista!

Depressão: O prazo só aumenta, o consulado não dá uma resposta com uma data definida, não há mais o que fazer. Quero entrar em coma e só acordar quando meu visto sair.

Aceitação: <== Ainda não achei ninguém neste estágio.

No livro "Os homens que não amavam as mulheres", um personagem passa alguns meses na cadeia por difamação. A estória se passa na Suécia, portanto ele não apanhou, não foi violentado e ainda pode levar o notebook. Ele tinha o que comer, onde dormir e continuou trabalhando em seu livro. Sua vida aparentava ser normal, mas ele estava na cadeia.

Será que nossas vidas estão na cadeia? Estamos cumprindo uma pena que aumenta a cada vez que está chegando no fim? Seria este o motivo de nosso desespero?

2 comentários:

  1. Olá Johnny , acho q a aceitação só vem quando já terminou o processo mesmo viu (risos) , ao menos foi assim para nós. Essa etapa de espera é uma das piores e não me arrisco a dizer "aproveita pra estudar isso ou aquilo" , pois para mim eu queria mais era terminar o processo.

    força aí que uma hora acaba
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Dizer o quê em John. Angústia é angústia e cada um tem a sua. Opinar somente atrapalha.

    Espero , no entanto, que dessa espera angustiante você tire lições para a vida toda. Este é o maior ganho.
    Forte abraço e que neste luto você dance com o Riquem para um sonho. Aliás, esse é o titulo de um filme bem interessante. Que tal assisti-lo tomando cerveja e esperando o tempo passar?
    Abraço,
    Fabio

    ResponderExcluir