sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Você já leu a página com o prazo do processo federal?

Fui escrever uma postagem sobre o prazo de 16 meses e fui conferir na página oficial se o número continuava o mesmo.

Lendo aquela página com mais atenção, percebi que havia uma diferença de interpretação: Eu achava que aquele era o prazo previsto, mas o que a página declara é que aquele foi o prazo máximo de processamento de 80% dos pedidos completamente processados nos últimos 12 meses. A página está atualizada com os números de janeiro a dezembro de 2011.

Como dizem os prospectos de fundos de investimento: "Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura". A página de FAQ declara isso com todas as letras: "Les délais de traitement futurs peuvent différer des temps de traitement antérieurs. En effet, le délai requis pour finaliser les demandes peut parfois varier.".

A página é atualizada trimestralmente. Portanto, a próxima alteração deve ser em abril.

Um detalhe interessante: Se nenhum processo não prioritário for processado completamente até lá, os números continuarão basicamente os de 2011, já que este prazo não leva em conta os processos em andamento.

O ponto importante é o seguinte: Aquele não é o prazo prometido, apenas estatísticas sobre processos passados. Como o número reflete o total anual, pode ser que os processos terminados em janeiro levaram 12 meses e os terminados em dezembro levaram 20.

Acho que estas pessoas que levaram os 16 meses em média em 2011 não têm blogs, já que, na época, eu não achei nenhuma. Se você, caro leitor, souber de alguém, favor postar um comentário.

Talvez os "sem-blog" tenham mais dificuldades para preencher os formulários ou mandar os documentos corretos, levando a solicitações de documentação complementar pelo consulado. Talvez morem longe de um médico credenciado, levando meses para fazer os exames. Talvez eles estivessem esperando para providenciar os passaportes quando o pedido chegasse.

Ou não.

2 comentários:

  1. Hey Johnny! Tudo bom, meu velho?
    Só pra avisar a você que o meu processo federal acabou, recebi o pedido de exames no dia 5 de dezembro de 2011 e fiz os exames aqui em Montreal, por conta dos feriados de fim de ano e Carnaval, acabei levando 2 meses pra ter o passaporte de volta com o visto de residente, mas já estou com ele em mãos desde a semana passada! Se quiser atualizar aí listinha!
    Acabei de postar o passo-a-passo dos exames médicos no Canada, tirando algumas duvidas do povo e tentando desmistificar isso aí. Qualquer coisa, avisa ao pessoal que estiver interessado pra dar uma olhada lá.
    Um grande abraço, meu irmão!
    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor! Parabéns pela sua conquista!

      Obrigado por avisar. Criei uma nova seção para os vitoriosos e mudei seu link para lá. Acho que não li seu blog até 5/12, desculpe.

      Desculpe a demora para responder. Agendei no dia 26/02 o post de 02/03 e não olhei mais o blog até agora. Na verdade, me bateu um depressão brava sobre esta imigração.

      Abraço,

      Johnny.

      Excluir