domingo, 19 de agosto de 2012

Missão de recrutamento: Prós e contras

Até este momento, a missão divulgou as vagas, recebeu currículos e selecionou os candidatos para as entrevistas. Minha avaliação até este momento:

Prós:
- Selecionaram empresas que estão dispostas a contratar trabalhadores estrangeiros, sem experiência canadense e que provavelmente vão levar de 2 a 3 meses para começarem a trabalhar;
- Fizeram uma página bonitinha em português fazendo a propaganda do Québec e explicando o propósito da missão;
- De forma geral, os anúncios continham, além dos requisitos, a carga horária e a faixa salarial;
- Após receber os currículos via e-mail, me enviaram mensagens de confirmação;

Contras:
- O processo de candidatura às vagas é vago: A única instrução é para enviar um CV para um endereço de e-mail comum à todas as vagas. Isso significa que todos os CVs serão recebidos por todas as empresas? Ou no e-mail é necessário especificar a qual(is) vaga(s) aquele CV se refere? No meu caso, coloquei o nome da vaga em português, minha tradução para francês e a URL do arquivo PDF descrevendo a vaga no site da missão.
- No Canadá é usual enviar uma carta de apresentação junto ao CV quando se candidata a alguma vaga. O site da missão não cita esta necessidade mas ouvi uma entrevista dada à uma rádio pela organizadora da missão (Márcia, eu acho) falando que deveriam ser enviados o CV e a carta.
- Os anúncios das vagas foram traduzidos. Muito porcamente. Os termos utilizados, em sua maioria, não fazem sentido no Brasil. Mas a pior parte é que os CVs precisam ser enviados em francês e é preciso ficar adivinhando qual o termo foi usado no anúncio original em francês. Por exemplo, "Programmeur" e "Développeur" são sinônimos, mas no CV você deve usar o mesmo termo usado no anúncio. Além disso, se todas as vagas exigem conhecimento de francês, porque traduzir os anúncios? Se você nem conseguir ler o anúncio em francês provavelmente não servirá para a vaga.
- O calendário de entrevistas não é divulgado, apenas que a missão será do dia x ao dia y. Se você precisar matar um ou dois dias de serviço para participar das entrevistas, seria de bom grado ter as datas previstas para as mesmas;

Apesar deste comparativo, acho que os problemas são pequenos comparados à imensa oportunidade que a missão nos apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário