sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Missão de recrutamento (Québec)

Como divulgado em outros blogs, está ocorrendo a missão de recrutamento de Québec em São Paulo e Recife. Fizeram uma página em português com as ofertas de emprego traduzidas para português. Porém, para se candidatar às vagas é necessário enviar um currículo em francês.

Para mim, fazer um currículo é uma coisa muito difícil: É necessário separar o que é importante do que não é, arrumar o estilo e a apresentação, condensar em duas páginas, etc.

E o pior de tudo: Traduzir para francês. Usando o tradutor do Google traduzi cada expressão e procurei na Internet frases usando as traduções. Às vezes eu traduzia do inglês para francês. Várias coisas eu cortei por não conseguir traduzir.

Originalmente a data limite era 3 de agosto. Por volta do dia 2 ou 3 foi adiada até dia 12. Com isso eu ganhei um tempo para fazer a carta de apresentação. Se eu tinha achado o currículo difícil, a carta foi uma prova de fogo. Primeiro, porque eu não tinha nem o conceito do que é uma carta de apresentação, já que não usamos isso no Brasil. Segundo, porque ela é obrigatoriamente rebuscada. E por último, a carta traduzida tem que parecer que está em francês, não apenas conter palavras em francês.

Na quinta-feira (9) liguei para um amigo que morou na França mas ele não podia falar no momento e ficou de me retornar. Quando ele me ligou, no sábado, estava viajando e ia ficar o final de semana fora.

No sábado à noite liguei para uma outra amiga, mais recente, que também está no processo de imigração e morou um tempo na França. Pedi a ela que revisasse o CV e a carta e tirasse os erros crassos. Ele revisou tudo na hora, mesmo sendo tarde. A versão da carta que ela enviou me deixou até emocionado: Estava em francês de verdade, daquele que você lê em revistas e jornais. Eu não canso de agradecer a ela!

No domingo, adaptei o CV e a carta para duas outras vagas. Uma terceira tinha requisitos muito diferentes e o mesmo CV não serviria. Escrevi no domingo à noite um CV em inglês e tentei a sorte.

Na segunda-feira, recebi e-mails do Québec Internacional, que é a instituição organizando a missão, acusando o recebimento das mensagens. Como sou um pouco paranoico, fiquei com medo de todo mundo mandar e-mails com anexos ao longo do final de semana e lotar a caixa de entrada.

Agora é torcer para que as coisas deem certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário